quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Olodum


O Olodum é um bloco afro do carnaval da cidade do Salvador na Bahia. Foi fundado em 25 de abril de 1979. É uma Organização não Governamental (ONG) do movimento negro brasileiro. Defende e luta para assegurar os direitos civis e humanos das pessoas marginalizadas, na Bahia e no Brasil. Seus fundadores foram: Carlos Alberto Conceição do Nascimento – Presidente e Geraldo Miranda – Vice-Presidente
O Bando de Teatro Olodum é um grupo teatral que foi criado vinculado ao bloco-afro, formado por atores negros em 1990.
Com o passar dos anos, o Bando de Teatro Olodum se desvinculou do bloco-afro, e passou a residir no Teatro Vila Velha. O Bando está no Teatro Vila Velha até hoje e por ele passaram grandes nomes, como o ator Lázaro Ramos. Desenvolvem uma linguagem própria em um formato de Teatro Experimental Negro.
A Escola Olodum tem como missão o desenvolvimento da cidadania e preservação da cultura negra. Desenvolvido em 1984, pelo Olodum, composto de aulas gratuita de percussão de bloco afro, e dos cursos afro - brasileiros de curta duração.
A Escola Olodum tornou-se um espaço real de participação e expressão da comunidade negra. Estimulou o surgimento de iniciativas similares, como: Grupo Afro Reggae-(RJ) E em Salvador: Bagunçaco
Em 1996, o cantor pop Michael Jackson gravou junto ao Olodum a canção They Don't Care About Us. O clipe desta, filmado na Favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, e no Pelourinho, em Salvador, levou o Olodum à fama e reconhecimento mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário